Taboão da Serra esteve entre as cidades alvo da operação contra grupo neonazista
Taboão da Serra esteve entre as cidades alvo da Operação Nuremberg, deflagrada na manhã desta sexta-feira (31) pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) de Santa Catarina. A ação tem como objetivo desarticular uma das maiores organizações neonazistas em atividade no país, com atuação identificada em diferentes estados.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), responsável pela investigação, o grupo possuía estrutura hierárquica organizada, realizava “batismos” de novos membros, cobrava mensalidades, produzia material de propaganda nazista e promovia reuniões presenciais voltadas ao recrutamento e planejamento de ações violentas.
Em Taboão da Serra, equipes cumpriram mandados de busca e apreensão e recolheram materiais de apologia ao nazismo, facas, armas brancas e um soco-inglês.
A inclusão do município na operação mostra que a ideologia extremista também alcança a Região Metropolitana de São Paulo, reforçando a importância da vigilância, prevenção e cooperação entre autoridades locais e estaduais no combate a esse tipo de crime.
As investigações seguem sob sigilo judicial, e os materiais apreendidos passarão por perícia para identificar os envolvidos e possíveis ramificações da rede criminosa.
Outro autor
